Católicos dão grande demonstração de fé na Romaria de São Francisco

Escrito por Agostinho Alves do Vale em . Publicado em GERAL

A 25ª edição da Romaria de São Francisco de Assis aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) e contou com a participação de mais de 8 mil romeiros, de acordo com estimativa, tendo como base o cálculo que é realizado pela Polícia Militar, que considera 5 pessoas por metro quadrado.

Rezando e louvando, os andarilhos cumpriram o trajeto tradicional de 10 quilômetros, desde a paróquia de São Pedro Apóstolo, no Centro da Cidade, até a paróquia de São Francisco de Assis, no Platô do Piquiá.

Ao longo da caminhada, os romeiros eram levados a conhecer a biografia do santo, que deixou uma vida de regalias, fez voto de pobreza e dedicou-se aos menos favorecidos, levando palavra de fé e vida.

O que mais chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que estavam travestidas das vestes de São Francisco, agradecendo as graças alcançadas. Desde crianças até idosos, movidos por um sentimento, usavam a batina marrom ou branca, as mesmas usadas pelo santo durante sua peregrinação na Terra.

Os agradecimentos, em sua grande maioria, eram por pedidos de saúde, cura de enfermidades que a medicina não via solução.

A procissão é parte das comemorações de São Francisco, que também celebra os dez ano de elevação da igreja do Piquiá, à categoria de paróquia.

Depois da procissão, aconteceu a missa na igreja de São Francisco.